segunda-feira, 18 de maio de 2015

PURA ABSTRAÇÃO

Dois personagens meus, de um romance ainda não publicado, vivem em busca da felicidade, cada um a seu modo. Para ela, felicidade é trabalhar, ganhar bem, ter estabilidade e um grande amor. Para ele, felicidade é pura abstração.

Tenho pensado muito sobre ser feliz, esse ideal da imaginação, não da razão, diria Kant.

Às vezes, é só um por do sol, que traz linhas avermelhadas ao céu azul. Noutras, é o nascer daquele mesmo sol, com seus tons amarelos surgindo por atrás da Pedra da Gávea.

O mar batendo na areia, se recolhendo e voltando a bater, a espuma branca e aquele cheiro de maresia. Pura felicidade. A lua cheia, gigantesca, que existe desde muito antes de nós mesmos, trazendo um encantamento enorme, sendo fotografada e figurando nas melhores mídias sociais. O que é isso, uma abstração?

O piano de Tom em Wave, a voz de Nina Simone com Please, Don’t Let me be Misunderstood, Caetano com Vampiro, as dancinhas do Renato e Non, Je Ne Regrette Rien, com Cássia Eller. Se isso não é felicidade, eu não sei mais o que é.

Dizem que torcer pelos amigos nos faz feliz. Amigos são tudo na vida, saber que existe alguém assim ou assado, de um jeito todo especial, e que gosta da gente porque a gente é o que a gente é traz uma esperança  para a vida que só pode mesmo levar a ela, à tal da felicidade.


Correr riscos também traz boa sorte, segundo outro estudo. Sair da zona de conforto é muito bom mesmo, perseguir novos objetivos e ter novos sonhos, sim, faz muito bem. O ser humano é inovador por natureza, sempre se arriscou, ou não teríamos chegado aqui.  Talvez tenha se arriscado em busca de alguma coisa maior, indescritível, que proporcione uma descarga de endorfina, serotonina e outros hormônios.

Fazer aniversário é um outro motivo para o contentamento. Meu aniversário é hoje, em plena segunda-feira.  Eu só posso comemorar recebendo abraços e beijos reais e  parabéns virtuais de tantos amigos espalhados por aí. Tem gente que não gosta de celebrar, reclama de envelhecer. Para mim, é a única opção da vida. É bom ter rugas, cabelos brancos e essa coisa que chamam de tranquilidade de ter chegado até aqui.

E hoje, esse aniversário tem um gostinho muito especial: estreio no portal Um Olhar, com a coluna Um Olhar do Dia a Dia (http://umolhar.net/umolhardodiaadia/puraabstracao), ao lado de um pessoal muito bacana. 

A partir de hoje, toda semana vou dar uma passada lá para algumas observações sobre o dia-a-dia, de gente que passa na rua e cruza comigo, gente que ganha as páginas de jornais e, de alguma forma, também cruza com o meu olhar. De gente que está nas telas, nos palcos, em livros. De gente que não é gente, que é bicho, cachorro, gato.

Enfim, pretendo registrar  alguns momentos de felicidade, de tristeza, melancolia, de tudo o que a gente sente nessa jornada imprecisa que é viver.  Pura abstração.







Nenhum comentário:

Postar um comentário