sexta-feira, 24 de setembro de 2010

GRAZI E GANDHI


Você já viu um cachorro afegão? Um deles está aí acima, o Gandhi, pastor alemão adotado no Afeganistão pela Grazi, uma das amigas mais queridas, mas com quem, infelizmente, convivo muito pouco.  Grazi vive no Iraque, onde trabalha para a Cruz Vermelha Internacional com prisioneiros de guerra. Ela passou o mês em Brasília, com a família, e matando as saudades de Gandhi,  que ano passado acabou sendo "deportado" para o Brasil quando ela soube que seria transferida para o Iraque. O país é perigoso, violento e insalubre demais até para criar um cachorro.

Conheci a Grazi há 15 anos, quando trabalhamos juntas na Human Rights Watch no Rio. Ficamos amigas de infância em menos de uma semana, enquanto nosso chefe gringo pegava o ritmo brasileiro com a reforminha do escritório no centro da cidade e nos enlouquecia. Morro de saudades daquela época, de sairmos juntas para jantar no Azumi e depois voltarmos meio bebadinhas pela Prado Jr até conseguir um táxi, de ir ao cinema, das azarações no Empório e Caroline Café, ambas solteiras. Hoje Grazi é casada com o Lucca, um médico italiano que parece saído dos filmes do Antonioni, lindo.

Minha primeira vez nos Estados Unidos foi a trabalho. A Grazi vivia na Guatemala e foi me encontrar em Washington, depois fomos juntas para Nova York. Lá, museus, filmes, sushis, azarações e compras, muitas compras. Algumas na Gap que ficava no subsolo do World Trade Center, que seis anos depois seria destruido justamente pelos grupos com quem, hoje, a Grazi é obrigada a conviver bem de perto, negociando um tratamento humanitário. Ironia do destino, sabe-se lá.

O fato é que eu sinto saudades dela, dos papos inteligentes e dos casos engraçadíssimos que ela tem a contar. Num mundo tão conectado, com tanta tecnologia, é triste ter alguém tão querido num lugar que parece encravado em plena idade das pedras. Torço para que essa missão termine logo.

Um comentário:

  1. Ana que saudades de voce ja! E voce tao interessante e especial nas tuas criacoes! Adorei o texto e adorei ver o gandhi ficando famoso no teu blog. Que saudades dele, alias! De volta ao meio oriente, num desejo louco de voltar para nossa terrinha e ficar perto de quem vale a pena. Com o passar dos anos, vou ficando mais saudosa de todos e tudo por ai...e espero muito que minha rota comece a se girar para o lado de la. Ja esta na hora de curtirmos o Rio juntas de novo, nao?
    te adoro!! grazy

    ResponderExcluir