quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

As Cigarras


Não sei se isto está acontecen-do em toda a cidade, mas a Barra está infestada de cigarras. Para quem não está ligando o nome à pessoa, são aqueles bichinhos que inspiraram a fábula de La Fonteine, na qual as formigas são previdentes, trabalhadoras, labutam o ano todo, recolhendo alimentos, e as cigarras aproveitam o verão para se divertir e cantar, cair na esbórnia. Quando vem o inverno, as formigas estão lá embaixo na terra, agasalhadas, com a despensa abastecida, e as pobres cigarras congelando no frio, sem qualquer grão de comida.

Achava que esses insetos só cantassem no final da tarde, mas seu chiado atravessa o dia inteiro, varando a madrugada. Esta noite, às 3 e meia, havia uma sinfonia aqui do lado de fora. O zunido é tão infernal que fica amplificado no Ipod, virando um tormento correr na rua ouvindo uma música.

Minha obsessão com as cigarras me levou ao dicionário e aprendi que esses insetos são homópteros da família dos Cicadídeos. E são os machos que têm um aparelho estridulatório, o que faz emitir o som característico.

A moral da história é: o cigarro sempre incomoda, seja fumado, seja cantando!

3 comentários:

  1. ...como disse, preferiria anônima! E aí, pela emoção de ver seu belo trabalho, faço (ou peço?) a licença poética de deixar um sincero parabéns! E ainda também partilhar minhas descobertas com as cigarras. Tinha como certo que elas só cantavam nas tardes de verão. Sempre assim: tardes e verão. E muito provavelmente por esta dupla infalível, guardo alguma simpatia por essas escandalosas. Mas, aprendi (termo mais correto a empregar) que as cigarras cantam bem cedo pela manhã! ...Há um bom número de idos anos, no Instituto de Física da UFF, no Morro do Valonguinho, realizava uma dificíííílima prova de Física, onde todo o silêncio e concentração eram desejados. Eis que uma dessas danadas disparou seu canto (ou grito), varrendo toda a manhã. Absolutamente toda! Bem, não preciso contar como foi o resultado daquela prova! Ou sim? ...terminei aquele curso, mas hoje me encontro em outro lugar e por sinal muito especial!!!
    Sucesso e muita produção!

    ResponderExcluir
  2. Que saudades! Você bem sabe o carinho que tenho pelas suas histórias...

    Quantas vezes elas nos transportaram de um escritório chatérrimo para um mundo de sonoras - e constrangedoras - gargalhadas!

    Amei a novidade.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal! Adorei esse post e os outros que li também!
    Paula

    ResponderExcluir