sábado, 30 de janeiro de 2010

ONDE VIVEM OS MONSTROS


Onde vivem os monstros? Fiquei pensando em como responder a essa pergunta depois de assistir ao filme Onde Vivem os Monstros, de Spike Jonze, o diretor meio maluquinho de Adaptação e Quero ser John Malkovich.

Trata-se de uma história baseada em livro infantil, adaptada para as telas visando o público adulto, já que seus diálogos são bastante profundos e meio introspectivos demais para as crianças, mas com censura para maiores de 10 anos. Quando as luzes se acenderam, ouvi alguns meninos e meninas dizerem que não entenderam nada...

O filme conta a história de um menino criativo, Max, que com ciúmes de um namorado da mãe, tem uma crise de má-criação e, para evitar o castigo, foge de casa. Na fuga, descobre um mundo perdido, onde os monstros vivem.

São vários os monstros nessa terra desconhecida, todos bem feitos por computação gráfica e muito expressivos, mas Carol é o melhor deles, e não por acaso é com ele que Max mais se identifica. Dublado por James Gandolfini, o eterno e querido Tony Soprano, Carol, assim como Max, também se acha o centro do universo e traz a mesma impetuosidade dele. Um seria complemento do outro, sua forma de extravasar os pequenos monstros e superar as intempéries do dia-a-dia. Os demais monstros ganharam personalidades marcantes: tem o medroso-carente, a maternal, a agressiva, o melancólico, o solícito e por aí vai.

Em algum momento, Max usando uma coroa de rei e segurando um cetro me lembrou O Pequeno Príncipe. De alguma forma, Max também se tornou responsável por aqueles monstros que cativou. Ou cultivou, sabe-se lá.

Fiquei pensando na forma como, de vez em quando, soltamos os monstros que habitam essas terras menos desconhecidas e bem escondidas dentro de nós mesmos. De vez em quando eu encontro com alguns deles passeando por aí, cruzando meus caminhos, mal os cumprimento com medo de que dominem meu mundo quase perfeito cá fora.

E aí? Onde vivem os seus monstros?

Um comentário:

  1. Boa dica que vem a partir de seu comentário!...para assistir e procurar (por eles). Spike já em "Malcovich" levantava a questão. Não acha?

    ResponderExcluir